segunda-feira, 2 de agosto de 2010

* QUEM MAIS É DEUS, ALÉM DO SENHOR?

Há algum tempo tenho lido as histórias dos reis de Israel na Bíblia. Livros como I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, e hoje tive vontade de vir aqui dividir uma história triste que me ensina muitas lições.
Depois da morte de Davi (e um dia escreverei sobre a aliança de Deus com Davi, que é a coisa mais fantástica que eu já pude ler na Bíblia), a terra de Israel foi dividida em dois reinos, o povo começou a adorar deuses das nações pagãs, e iam de mal a pior porque entrava rei e saía rei, e eles não voltaram pra Deus o Senhor.

Muitos reinados haviam passado e Deus sempre alertou o povo sobre a idolatria a falsos deuses. Deus mandou mensagens pelos profetas e o povo não obedecia. Até que um dia Deus permitiu que a terra de Judá, um dos dois reinos, fosse invadida pelos assírios e tivessem todos os seus habitantes levados como escravos. Que coisa triste! Um povo que foi liberto da escravidão do Egito, um povo que viu todos os milagres e cuidados de Deus no deserto, agora voltam à escravidão por não obedecerem ao Senhor e por abandonarem as suas leis.

"Essa desgraça caiu sobre a nação de Israel porque o povo adorava a outros deuses, e assim pecava contra o Senhor seu Deus, que os havia trazido em segurança da escravidão do Egito. Eles adotaram os maus costumes das nações que o Senhor havia expulsado de diante deles". 2 Reis 17:7 e 8 (Bíblia Viva).

A idolatria era nítida ao povo, eles sabiam que estavam pecando! Sabiam que deveriam adorar somente a Deus, mas levantaram postes ídolos, queimavam insenso para outros deuses, chegaram até mesmo a sacrificar seus filhos em adoração aos deuses estrangeiros!
"Visto como o povo de Israel praticou muitos atos maus, o Senhor estava muito irado. Na verdade, eles adoravam imagens, apesar dos avisos repetidos e muito claros do Senhor. O Senhor tinha mandado profetas para avisar a Israel e Judá que se voltassem dos seus maus caminhos. Deus tinha avisado aos povos que obedecessem aos seus mandamentos que Ele havia dado aos seus pais por meio dos profetas, mas Israel não quis atender. O povo era tão teimoso e desobediente como seus pais, e não quis acreditar no Senhor como seu Deus. Rejeitaram as leis de Deus e o trato que Deus tinha feito com os seus pais, e fizeram pouco caso dos avisos divinos. Na loucura em que viviam, adoravam imagens de deuses falsos, apesar dos severos avisos de Deus... (vers. 11-15).

Como consequência de seus atos, Israel recebeu o pior castigo que alguém pode receber. "O Senhor os afastou da sua presença e por fim só restou uma tribo, a tribo de Judá"... que mais tarde também não quis obedecer ao Senhor "e por esse motivo o Senhor rejeitou a todos os filhos de Jacó". (vers. 18-20).

Após serem escravos de outras nações, a terra de Israel foi invadida por outros povos pagãos que começaram a habitar nela, e esses povos receberam leões que comeram muitos dos seus filhos, pois os povos pagãos estavam usando o templo do Senhor para adorar seus deuses. Percebendo que havia um Deus na terra de Israel, pediram auxílio para que os profetas de Deus os ensinassem a adorá-lo, porque eles não sabiam.

"Esses homens que vieram da Babilônia adoravam ao Senhor, é verdade, mas também adoravam as suas imagens. E até o dia de hoje os seus filhos fazem as mesmas coisas". 2 Reis 17:41.

Eu achei interessante essa história porque hoje fazemos a mesma coisa, conforme o último versículo diz. Adoramos a Deus e também adoramos outros deuses. Você pode ficar chateado comigo quando falo isso, mas é verdade! Talvez você não se dobre diante de uma estátua, talvez você não ofereça seu filho em sacrifício à outros deuses, talvez você não construa capelas debaixo de todas as ávores, mas você e eu nos prostramos diante da televisão, você e eu não dedicamos nosso tempo e nossa adoração a Deus como deveria ser. Desobedecemos a lei de guardar o dia do Senhor! Muitos acham que o fato de ir a igreja sábado de manhã já é adorar a Deus, mas no restante do dia continuam fazendo tudo o que fazem nos demais dias da semana! Assistem filmes, compram um presente para um aniversário sábado a noite e passam o dia fixados em seus pensamentos maus. E não vou nem falar aqui sobre o nosso consumismo e interesse nas coisas materiais!
Está na hora de nós como povo escolhido do Senhor o honrarmos e pararmos com a nossa adoração dividida! Deus não quer metade de nossa adoração, Deus não quer metade de nós, Deus nos quer por inteiros! Não porque Ele seja egoísta, ou porque precise de nós, mas porque nós precisamos dele, porque nós não somos nada sem Ele!

Que façamos como Davi, o rei mais correto que houve em Israel (apesar do seu crime), reconheçamos os nossos pecados e supliquemos ao Senhor por um coração puro e santo.

"Quem mais é Deus, além do Senhor? Quem é firme e seguro como uma rocha, como o Senhor nosso Deus? Ele me dá forças e prepara o caminho por onde eu ando". Salmos 18:31 e 32.

Está na hora de reconhecermos isso, antes que o Senhor retire de nós a sua presença como fez com o povo de Israel!

Um comentário:

  1. Olá Etiene, te acompanho sempre, e gostei demais da descrição que vc fez sobre o povo de Israel, tenho um sermão a respeito deles, e com o seu ponto de vista irá me ajudar tbm no sermão.

    ResponderExcluir