sexta-feira, 30 de março de 2012

* LÍNGUA versus VERDADEIRA RELIGIÃO

"Se alguém se considera religioso, mas não refreia sua língua ferina, está apenas enganando-se a si mesmo, e a sua religião não vale nada". Tiago 1:26 (Bíblia Viva)

Texto forte para todos nós. Nos gabamos muitas vezes de irmos à igreja, de termos cargos importantes e nos consideramos verdadeiros religiosos, mas a palavra deixa claro que tudo isso pode ser estragado por um órgão que expressa tudo o que vai dentro do coração: A LÍNGUA!
Jesus mesmo afirmou isso em Mateus 12:34 quando disse aos fariseus que a "boca fala do que está cheio o coração". Portanto, ao encaixarmos os dois versículos, tudo faz sentido!
Após uma conversa longa com alguém, percebe-se mais ou menos o perfil desta pessoa e quais são as coisas que ela mais pensa.
Quero enfatizar aqui algo que tenho percebido por experiências de conversas com muitas pessoas desviadas na fé. A maioria das pessoas se afastam por mágoas, por causa de palavras ferinas ditas pelos mais "religiosos" da igreja. Muitos também se afastam por observar sua maneira de tratar e falar com outros, e pensam consigo mesmos que não devem permanecer nesta "religião" por causa da discrepância entre o que se fala e o que se vive, por tais "religiosos".
Há poucos dias fui visitar um casal que estava indeciso quanto ao rebatismo e a reconsagração a Deus, e pasmem, um dos motivos pelos quais a moça relutava em voltar era exatamente o pânico de conviver com uma pessoa na igreja que a tinha ferido com palavras.
Eu sei que muitas vezes nós falamos coisas sem pensar, sou um exemplo disso. Falo muito, mas também tenho pensado muito e pedido muita sabedoria a Deus para falar.
A cada dia o Senhor tem me mostrado que a transformação sempre deve acontecer de dentro para fora. As vezes queremos policiar nosso modo de agir, nosso modo de vestir ou de falar, mas é impossível corrigir essas coisas sem antes corrigir o interior. Até chegar na língua, querido irmão, há um caminho de muitos pensamentos para serem mudados.
Este é o momento da história em que mais devemos clamar ao Senhor para vivermos uma religião verdadeiramente eficaz e que pode ser acreditada pelos outros. Está na hora de praticarmos o que Deus considera verdadeiramente religião.
"A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e sem faltas é aquela que cuida dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades, e que permanece fiel ao Senhor - sem se contaminar com o mundo". Tiago 1: 27.
É possível praticar estas coisas sozinho, sem a presença do Espírito Santo em nossas vidas? NÃO!
Eu não consigo amar as pessoas sem a presença de Jesus em mim! Eu não consigo ser cuidadosa no falar sem ter intrinsecamente o caráter de Jesus em meu coração. E agora? Quem poderá nos ajudar?
Talvez essa citação nos ajude um pouco:

"Quanto mais tempo você passar com Cristo, tanto mais rápido começará a agir como Ele. As pessoas são importantes para Jesus, e o que é importante para ele também é para seus seguidores. A preocupação e a compaixão que Cristo tem começarão a ser assimiladas em você". Bill Hybels -Ocupados demais para deixar de orar, pág.227.

Este é o segredo!!!! Passar tempo com Aquele que pode corrigir todo o meu interior! As mudanças serão nítidas quando eu começar a conviver com Cristo, que verdadeiramente se importava com as pessoas. Que só abria a boca no momento oportuno, e tudo o que saia dela era para amenizar o sofrimento de quem estava ao seu redor. Ele sim viveu a verdadeira religião! Ele deu o exemplo, que só nos poderá ser seguido, se deixarmos de seguir outros e seguir a Cristo verdadeiramente.
Espero que hoje seja um dia de palavras lindas da sua boca! E se por acaso isso não for alcançado completamente hoje, que a cada dia você e eu busquemos a Jesus para nos ajudar nesta tarefa tão difícil de acordo com Tiago 3!!! Um capítulo inteirinho só sobre a tal da língua!
Que Jesus faça em nós o querer e o efetuar, mas que a iniciativa da mudança seja completamente nossa.

Um comentário:

  1. infelizmente nem todos terão a oportunidade de ler este artigo, mas de fato é crucial que entendamos que a crítica exarcebada arraigada ni ambiente cristão em que vivemos deveria ser substutuida pelo exercer do dom supremo (amor), principalmente no que diz respeito ao que cai.
    excelente artigo.

    ResponderExcluir