segunda-feira, 23 de agosto de 2010

* RELIGIOSO X ESPIRITUAL

Há muito tempo queria escrever sobre esse assunto. Talvez alguns se ofendam com as palavras que irei escrever, mas sinto que hoje é o dia para escrever sobre isso. Leia, ore e mude!
O que será que é mais importante? Religiosidade ou Espiritualidade?
Tenho andado por muitos lugares e observado as pessoas. A verdade é que encontro muitos religiosos e poucos espirituais!
Qual é a diferença?
Religioso é aquele que vive seguindo a tradição de uma religião, debatendo sobre a mesma, defendendo todas as regras, seguindo um formato específico de culto, sem a essência verdadeira que é o amor. Você conhece alguém assim? Alguém que briga com toda a família por querer que eles aceitem a sua religião! Alguém que só quer mostrar as doutrinas, a regra, mas não vive em amor. Alguém que faz questão que os outros saibam que ele jejua, que ele ora, que ele lê a bíblia, que ele guarda o sábado, que ele é honesto, e que critica a todos os que não são como ele! Esse é o senhor Religioso!

E o Espiritual? Como será? O senhor Espiritual é aquele que guarda os mandamentos de Deus, segue a doutrina, mas sem impor isso às pessoas. Sem procurar méritos para si. Ele pensa mais nos outros que nele próprio. Não critica aquele que não segue sua religião. Não impõe à sua família as regras que ele segue, busca em todo o tempo andar na presença de Deus, reconhecendo seus erros e pedindo forças ao Senhor para ser como Jesus. Aceita as pessoas como são. Quando alguém que está afastado vai a igreja com roupas inadequadas, ele não fica medindo o tamanho da saia, ou o tipo de camiseta, ou a cor das suas pinturas, ou observando as jóias que essa pessoa está usando, não , não, esse é o trabalho do religioso, o senhor Espiritual aceita e festeja o fato dessa pessoa afastada estar ali. Se alegra pelo fato daquela alma ter escolhido vir à casa de Deus do que estar em qualquer outro lugar.

É triste dizer isso, mas a nosssa igreja está infestada com senhores religiosos e os espirituais estão em extinção. Temos em nosso meio uma maioria que tem o olhar fita métrica! Que olham as aparências e usam o tempo sagrado do púlpito para pregar sobre detalhes que não são a base da nossa salvação! Sabe o que é mais triste? Muitos de nós somos assim também. Não sentimos em nosso coração amor pelas almas, estamos seguindo uma religião pelos motivos errados!

Esse é o tempo de pedirmos a Deus que nos ajude a sermos espirituais! Buscar pelo Espírito Santo! Rasgar o coração na presença do Senhor clamando por um relacionamento profundo com Ele. Somente quando tivermos relacionamento profundo com o nosso Deus é que deixaremos de ser religiosos meramente e seremos espirituais! Deus não precisa de religiosidade, de robôs religiosos que vão à igreja todos os sábados somente para cumprir uma rotina! Deus quer nossa presença lá no dia dele para adorá-lo por tudo que sentimos na sua presença durante a semana! Deus quer que estendamos a nossa mão às pessoas que nos rodeiam. Que as olhemos com amor, que nos interessemos pelos outros e não pelo que eles têm ou são.
O momento de ser espiritual é agora! Não dá para esperar mais. Porque quando Jesus voltar, ele não vai buscar aqueles que somente guardaram o sábado por tradição, que estavam preocupados com vestimentas e regras, que defendiam a sua religião com unhas e dentes! Jesus buscará aqueles que viveram em sua presença, que trataram seus pequeninos com amor, que guardaram seu dia santo com alegria em seu coração e não por obrigação de uma doutrina, mas porque entenderam que a nossa maior prova de amor é a obediência!
O segredo de ser espiritual é ser controlado pela natureza certa!
"Aqueles que se deixam controlar por sua natureza inferior vivem tão somente para agradar a si próprios; mas aqueles que seguem o Espírito Santo, constatam que fazem as coisas que agradam a Deus". Rom.8:5 (Bíblia Viva).

Quanto mais espirituais formos, mais frutos daremos!

3 comentários:

  1. Olá Etiene!
    Que postagem tremenda minha irmã. Penso exatamente assim. Amém!!!
    Que o Senhor possa estar levantando pessoas espirituais no nosso meio, pra fazer a grande diferença.
    Quero estar nesse grupo dos espirituais, para honra e glória do Senhor!
    Um beijo querida e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer no comentário que tenho um blog também é o Compartilhando...
    O endereço é: compartilhandobencao.blogspot.com

    E como sou uma das professoras da classe dos adolescentes (na escola sabatina), criamos um blog que postamos a lição diária deles e outros textos. O nome é: coisa de adolescente e o endereço é: portaladolescentes.blogspot.com

    Faça qualquer dia uma visita pra conhecer os blogs.
    Mais um beijo e que o Senhor continue te abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
  3. É Etiene, muitas vezes passamos pelas nossa vida, achando que somos os melhores, porque conhecemos a verdade começamos a achar que somos os bons. Está na hora de nos preocupar com aquilo que vai em nosso coração, o nosso relacionamento com Deus, somos transformados pela contemplação, e quando isso acontece, aí sim, aqueles que estiverem ao nosso redor serão atingidos pelo testemunho, posso comparar muitos como Nicodemos, achava que conhecia bem a doutrina, guardava os mandamentos, achou que era era Espiritual, e chegará um tempo, que ouviremos a voz do Espírito dizendo: Você tem que nascer de novo. É triste mesmo, mas Deus levantará homens e mulheres, afim de viver uma vida Espiritual.
    Etiene, ontem eu escutei o louvor "DESCANSAREI", e pude sentir a presença de Deus, muitas vezes somos cobertos de tentaçoes, mas Deus nos cobre com seus braços, e pude resistir ao Diabo, e no meu blog, escrevi algo sobre tentaçoes e a sua música foi pra inspirar, vc é usada por Deus...Glória e Aleluias ao nome de Deus. Abraços

    ResponderExcluir