Não sei o que é mais difícil, um ou outro.
Me lembro de uma situação em que ouvi de alguém aqui em casa, que eu tinha muita facilidade de perdoar. Porém nem sempre foi e é assim. Lembro-me que há algum tempo atrás passei por um evento muito ruim e experimentei o que é não conseguir perdoar uma pessoa e ficar muitos dias passando mal por conta disso.
Na época, eu perdia meu tempo e boa parte da noite imaginando coisas ruins que queria falar à pessoa. Eu tinha pensamentos acelerados e dormia mal.Ficava o tempo todo pensando em tudo de ruim que ela fez comigo e no porque. Mas o tempo passou. Algum tempo depois comecei a me sentir muito mal. Os prejuízos de saúde foram enormes. Eram problemas de pele, dores de cabeça, estômago, palpitações e tonturas; cheguei a pensar que eu estava com labirintite, pois não conseguia ficar em pé sem sentir o mundo girar!
Fui ao otorrino. "Doutor, estou com labirintite".
Ele falou: "Você é muito nova para isso. Você está passando por algum estresse emocional? Vamos fazer um exame para saber se você tem labirintite, mas não acredito nisso".
Dito e feito. Não era labirintite, eram apenas sintomas psicossomáticos devido ao estresse que passei. Orei ao Senhor e disse: "Senhor, preciso perdoar! Preciso esquecer! Me ajuda! Preciso dormir em paz". Lembro-me que assim que deixei de cobrar determinadas coisas a pessoa, assim que esqueci de vez a existência dela em minha mente, e fiz questão de deixar pra lá todos os prejuízos, as coisas começaram a mudar. Hoje não tenho mais ódio e durmo muito bem! Deus já me recompensou por todas as noites perdidas e já me abençoou por todos os prejuízos!
A palavra de Deus nos ensina a perdoar os nossos ofensores.
"Em vez disso, sejam bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-se mutualmente, tal como Deus os perdoou por vocês pertencerem a Cristo". Efés. 4:32 (Bíblia Viva)
Deus perdoa cada coisa que fazemos, não é? Porque não perdoarmos também?
Além disso, "protocolos de perdão hoje têm sua eficácia reconhecida por ajudar muitos a vencer variadas pertubações emocionais". (Lição da Escola sabatina).
O perdão é uma via de mão dupla. Você que perdoa recebe saúde e paz e isso se estende a quem é perdoado por você. Por mais que você esteja magoado hoje, por mais que você pense que não deve perdoar quem não te pediu perdão, faça isso! É uma ordem de Deus! Permita-se receber a saúde do céu vinda através do perdão!
"Não, caros irmãos, não sou ainda o que deveria ser, porém estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está à minha frente, esforço-me para chegar ao final da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em virtude do que Cristo fez por nós". Filp. 3: 13 e 14 (Bíblia Viva).
Pratique isso: Esquecer e prosseguir pro que te aguarda! Por experiência própria digo que o que aguarda é muito maior do que o que foi retirado de você!
Deus abençõe seu coração!
Boa noite..Dei uma passada neste blog e esta mensgaem veio de encontro com o que estou sentindo neste momento, estou magoada com uma pessoa..e é exatamente isso que sinto , uma angustia, insonia, pertubação total..é uma agonia sem fim...Compreendi que preciso perdoar, mesmo sem ter recebido o pedido do perdão, Deus está me olhando agora, e tem falado comigo!!
ResponderExcluirDeus nos ajude a sempre tomar essa atitude tão sublime e restauradora; PERDOAR!
a paz de Cristo no coração.
As crianças perdoam rapido.
ResponderExcluirSe não nos tornarmos como uma criança - não poderemos entrar no reino.