segunda-feira, 3 de agosto de 2009

* Vivendo o sonho de Deus

Você já parou para pensar se você é o sonho de Deus na terra? Deus sonha com uma igreja que já existiu no passado. Essa igreja está descrita em Atos 2:42-47.O que será que aconteceu de lá pra cá que atrapalhou o sonho de Deus? O que aconteceu de tão grave com o povo do Senhor que perdeu a vontade de realizar os sonhos do Pai? Ao observar a minha própria vida, vejo que hoje em vez de realizarmos os sonhos de Deus, nós o temos entristecido. Existe solução para isso? Existe solução para essa vida morna e morta que vivemos?
As pessoas já dizem por aí que pra melhorarmos, precisamos olhar para os bons exemplos. Quando analisamos os bons exemplos, vemos que é possível ser também um bom exemplo. Então, já que um dia a igreja do sonho de Deus existiu, vamos analisá-la pra tentarmos viver como ela.
1- “E todos continuavam firmes seguindo os ensinamentos dos apóstolos”.( vers.42)
Quais eram os ensinamentos dos apóstolos? A Bíblia, o evangelho. Eles continuavam firmes seguindo a palavra. Tenho certeza que eles não apenas ouviam os apóstolos falarem, mas estudavam a palavra para ter certeza daquilo que ouviam. Quão pouco temos estudado a bíblia. Isso é um perigo para a nossa vida. Quando estudamos pouco a bíblia, enxergamos pouco com os olhos de Deus, e começamos a ver com nosso olhar humano, que é bem terrível. Esse olhar de crítica, que põe defeito em tudo, na igreja, nos irmãos, no pastor. "A igreja que é horrível, a igreja não tem programas legais". Nós precisamos urgentemente perseverar nos ensinamentos dos apóstolos para que nossa vida espiritual não dependa de programas na igreja para estar bem, que ela dependa apenas da palavra!
2-“Vivendo em amor, fazendo orações”.(Vers.42)
Como posso viver em amor sem orar? Nosso amor é imperfeito demais, e somente com muita oração conseguiremos viver esse amor que o povo de Deus vivia. Existe poder na oração, as coisas acontecem quando oramos!
3-“Estavam todos cheios de temor”.(Vers.43)
O que você entende por temor, medo? Temor é respeito e reverência. Hoje em dia é muito difícil manter o temor a Deus. Temer é obedecer aos seus mandamentos. A igreja do sonho de Deus precisa ter apenas um medo: medo de pecar, medo de desagradar a Deus. Se essa fosse a nossa única preocupação, seríamos mais tementes.
4-“Todos os que estavam juntos repartiam o que tinham, repartiam de acordo com a necessidade de cada um”.(Vers.44 e 45)
O amor ao próximo é um mandamento de Jesus. Ele nos ordenou isso. Isso inclui repartir o que temos e essa tarefa não é fácil. Somos apegados ao que temos. Às vezes eu me surpreendo com o egoísmo que vive rondando a nossa vida. Deus que nos deu e nos dá tudo, porque não repartir? Esse ponto é crucial para sermos a igreja do sonho de Deus. Que o Senhor nos dê esse dom! Eu preciso muito dele. Precisamos nos preocupar mais com a necessidade das pessoas. O nosso coração precisa estar focado nisso.
5-“Todos os dias se reuniam no templo para adorar ao Senhor. Louvavam a Deus por tudo”.(Vers.46)
No período da existência dessa igreja, ir ao templo era um prazer. Hoje se tornou um fardo. Alguns pensam que ir a igreja três vezes na semana é muita coisa, afinal temos muito que fazer não é mesmo? Outros até se gabam e se acham super espirituais por terem ido a todos os cultos da semana! Temos sido medíocres demais pensando assim. A igreja do sonho de Deus tinha prazer em ir ao templo todos os dias! Não reclamavam quando o culto ia até um pouco mais, não estavam preocupados com o horário de meio dia, com a fome, tudo porque estavam apaixonados por Jesus. Hoje, trocamos o culto por aniversários, por compromissos com homens, por um pouco mais de cama, por programas de TV. Quem éo mais importante? Esses dias eu soube de uma igreja que marca o culto mais cedo pra dar tempo de ver o Fantástico à noite. Não que seja errado isso, ver o Fantástico, mas a gente tem priorizado coisas que Deus não prioriza. Precisamos nos apaixonar mais por Jesus, porque quem é apaixonado, quer estar o tempo todo ao lado da pessoa que ama. Quem é apaixonado, sente necessidade da pesença da pessoa amada.
6-“E a cada dia o Senhor ia acrescentando a esse grupo, mais e mais pessoas”.(Vers.47)
Quando tudo isso for alcançado, quando lermos mais a palavra, quando amarmos mais, quando tivermos mais prazer na adoração no templo, o Senhor acrescentará almas à igreja! Ele não está preocupado com números de pessoas, não é o número em si que Deus quer. Deus quer usar a sua vida. Deus quer salvar você.

Que tal meditarmos um pouquinho mais nesse sonho do Senhor? O mais interessante é que o sonho de Deus não é para benefício dele próprio, é para o nosso benefício! Como alguém pode sonhar com algo que beneficiará a outros e não a si?
Senhor, eu quero realizar esse teu sonho, não quero deixar esse perfil de tua igreja ficar apenas no passado, eu quero ser essa igreja hoje para poder realizar o desejo do seu coração. Amém.

Um comentário: