quinta-feira, 27 de novembro de 2008

* SUPERANDO PERDAS

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando”. Jeremias 29:11

Quem nunca sofreu uma grande perda? Perda da saúde, perda de um emprego, perda de um parente querido que te deixa antes do tempo, perda de um grande amor?
Como é difícil superar essas dores que vem em nossa vida sem avisar o horário da chegada e muito menos quando vão embora. A grande verdade é que nós precisamos lidar com as perdas para darmos valor às vitórias que virão. Estranho isso, não é mesmo? Mas é assim mesmo que tem que ser. Deus permite todas as coisas para o nosso bem. Talvez você me pergunte: Mas Etiene, como Deus permite uma dor para o bem? E eu respondo contando a seguinte situação.
Imagine-se em meio a um engarrafamento terrível. As filas dos carros não andam você pula de uma para outra, mas mesmo assim não consegue ir adiante. Seria tão fácil se tivesse um helicóptero lá em cima e alguém dentro dele, com um rádio, dizendo pra você: olhe, venha para a fila da direita porque ela vai andar mais rápido.
Deus está lá em cima vendo o futuro melhor que nós. Ele vê o fim desde o princípio. E a nossa impaciência é porque não temos a visão de cima que ele tem. Mas precisamos confiar que ele nos guiará na “fila” que for melhor para nós. Mesmo que o caminho que Deus escolher pra você seja mais demorado, mesmo que seja mais doloroso, ele está vendo o futuro e sabe o que será melhor.
Não adianta perguntar no momento a Deus o porquê, pois ele pode me responder com o silêncio assim como respondeu a Jó. Jó perguntou a Deus dezesseis vezes o porquê, e recebeu como resposta o silêncio às dezesseis perguntas. Talvez se tivesse recebido dezesseis respostas claras, ele iria questioná-las, pois ainda não era o momento de ter a resposta. Assim acontece conosco. Perguntamos o porquê a Deus, mas muitas vezes recebemos o silêncio dele. Esse silêncio é a oportunidade que o Senhor te dá de aprender a ter confiança nele, de melhorar o seu relacionamento com Ele e de pôr somente uma coisinha na sua cabeça: O Senhor cuida das aves? Será que não sou mais importante? Será que Ele não sabe o que está fazendo? O que posso fazer com a dor?
É certo que as lágrimas virão, mas deixe-as cair. As lágrimas são presentes de Jesus para nós, pois elas expressam o que vai ao íntimo de nosso coração. Chorar é um dom! Alguns só choram por dentro e não conseguem externar a dor. Estas pessoas sofrem e tem até problemas de saúde por causa disso. Então chore, mas não chore sozinho. Chame o Senhor pra sentar ao teu lado, como eu tenho feito. Imagine Ele ali na sua cama, encoste sua cabeça em seu colo e chore com Ele. Mas chore sabendo que em pouco tempo suas lágrimas secarão. Ele as enxugará no momento certo. Sem lágrimas é impossível olhar pra frente novamente.
Ouça a voz de Jesus nesse momento dizendo pra você: “Se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você ainda não conhece.” Jer. 33:3. Mas lembre-se que Ele responderá no tempo certo e que seus planos para cada um de nós são lindos. Aceite hoje os planos de Deus, conheça os sonhos dEle pra você e deseje sonhar os mesmos sonhos, pois são sonhos perfeitos, sonhos de prosperidade e de esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário